Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Porque os Adventistas do 7o Dia Guardam o Sábado?

Radio Advento | 5:34 PM |

Porque os Adventistas do 7o Dia Guardam o Sábado?

Para nós é um enorme prazer termos a oportunidade de ajudá-la a entender certos assuntos acerca da Palavra de Deus. Obrigado pelo carinho!

Nós Adventistas do 7º Dia temos como um princípio a guarda do sábado. Porque?

Isto porque Deus, ao terminar o mundo em seis dias, estabeleceu um dia – e este é o sábado – para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse neste dia e para que este se lembrasse do Deus Criador. Vejamos o que dizem as Escrituras:


“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”. (Gênesis 1:31 RA).

“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”. (Gênesis 2:1-3 RA).

Deus estabeleceu o sábado para que este fosse um “memorial da do Criador” e um “memorial da Criação”. É também um “memorial da redenção”.

Quando guardamos o sábado, estamos lembrando de que há um Deus Criador, e que não estamos no mundo por acaso; estamos dizendo que cremos no Eterno e que admiramos os seus feitos na criação e na redenção do homem.

Jesus Cristo, quando esteve na terra e também os apóstolos guardaram o sábado:

“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”. (Lucas 4:16 RA).

“No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. (Atos 16:13 RA).

“Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras”. (Atos 17:2 RA).

“E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos”. (Atos 18:3-4 RA).

“E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”. (Atos 18:11 RA).


O Senhor Jesus tinha como costume ir á igreja todos os sábados; durante a semana ele trabalhava na carpintaria. O apóstolo Paulo também tinha por costume ir á igreja aos sábados; só na cidade de Corinto, onde ele permaneceu um ano e seis meses (Atos 18:11), ele guardou cerca de 78 sábados.

Os primitivos cristãos, inclusive a virgem Maria, após a morte de Cristo, também guardavam o sábado:

“Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento”. (Lucas 23:54-56 RA).

O sábado é um momento em que podemos ter “um lindo encontro com o Senhor Jesus Cristo”. A cada final de semana podemos desfrutar deste maravilhoso companheirismo com o Senhor Jesus, Deus o Pai e com o Espírito Santo. É um dia que podemos também estar na companhia da família. Durante a semana pouco falamos com nosso cônjuge ou filhos e o sábado é um a oportunidade para restabelecermos os laços familiares, na companhia dos familiares e do Senhor Jesus.

A Bíblia diz que o sábado será também observado na Nova Terra:

“Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR”. (Isaías 66:22-23 RA).

Na Nova Terra iremos guardar o sábado como um sinal do eterno reconhecimento de que Cristo criou o paraíso do Éden e criou os novos céus e a nova terra de justiça e santidade.

No livro do Apocalipse temos uma descrição de como serão os últimos eventos da história. O livro nos diz que há uma batalha entre o bem e o mal, na qual está envolvida a adoração.

Deus faz um chamado em Apocalipse 14 para que todos adorem a Ele e não á besta. E o modo que Deus escolheu para demonstrarmos que o adoramos é a guarda do sábado. Leiamos o texto:

“... Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. (Apocalipse 14:7 RA).

Agora, comparemos esta orientação com o texto de Êxodo, e iremos ver melhor a plenitude de seu significado:

“porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:11 RA).

Vejamos a semelhança do texto de Apocalipse 14:7, onde é feito um convite para que “adoremos aquele que fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há...” com Êxodo 20:11, onde é dito para santificarmos o sábado porque “em seis fez o Senhor o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” e ao sétimo dia descansou.

O texto de Apocalipse está parafraseando [1] o 4o mandamento. É um convite para que adoremos a Deus no sábado. Veja também que esta mensagem é para os últimos dias.

Deus está chamando um povo para que sejam seus fiéis adoradores.

Adoração será o ponto de controvérsia entre o bem e o mal. De um lado Deus pedindo que o adoremos; de outro lado, um poder exigindo adoração para si mesmo, pedindo que os cristãos guardem outro dia.

Teremos de tomar nossa decisão, ser iremos aceitar o senhorio de Deus ou o senhorio da besta. Iremos demonstrar que aceitamos a autoridade de Deus em nossas vidas ao guardarmos o sábado. Guardando o domingo, a pessoa estará aceitando a autoridade do homem.

Para fazer esta distinção entre quem irá servir a Deus e aceitar a sua autoridade entre quem irá servir á besta e aceitar a autoridade da mesma, Deus estabeleceu um “selo”.Este selo irá fazer a diferença. Vejamos:

“... Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”. (Apocalipse 7:3 RA).


Um anjo deu uma mensagem aos outros anjos que estão segurando os ventos da terra (símbolo de guerras, catástrofes) até que os servos de Deus sejam selados em sua fronte. A fronte é um símbolo da mente, pensamento. O selo estará em nossa mente.

Vejamos onde está este selo:

“Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos”. (Isaías 8:16 RA).

Este selo está na lei de Deus, pois a Bíblia diz que a lei seria selada no coração dos discípulos de Deus. Vamos descobrir então qual é o mandamento que contém o ‘selo de Deus’:

“Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”. (Ezequiel 20:12 RA grifo meu).

“santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus”. (Ezequiel 20:20 RA).

O selo de Deus ou sinal no Apocalipse é o Sábado. (há o selo do evangelho, no qual somos selados com o Espírito Santo). Como podemos ter certeza?

Além dos versos Bíblicos que estudamos, podemos ver no próprio mandamento as características de um selo. Ex:

O presidente da república Fernando Henrique Cardoso tem um ‘carimbo’. Como este carimbo, ele autentica seus documentos. Este carimbo de FHC pode considerá-lo como sendo um selo, pois distingue determinado documento como sendo dele. É considerado um selo porque tem três principais características: Nome, Função e Domínio.

*NOME: Fernando Henrique Cardoso.
*FUNÇÃO: Presidente.
*DOMÍNIO: Brasil.

Por incrível que possa parecer, o Sábado também contém estas características de ser um selo! Vejamos:

“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:8-11 RA – grifos meus).

Percebeu? O sábado tem estas 3 características de um selo, pois contém o nome do dono do selo, sua função e seu domínio:


*NOME: “Senhor Deus”
*FUNÇÃO: Criador. “Porque em seis dias fez o Senhor...”.
*DOMÍNIO: O Universo. “... o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há...”.

Que maravilhoso!

A santificação do sábado será o que irá distinguir entre os que adoram a Deus em verdade entre os que não o fazem. Ira nos ‘autenticar como sendo propriedades exclusivas de Deus’. É muito importante que nós tenhamos em nossa mente este selo, para que não sejamos punidos como será a besta.

É fundamental que você tenha este selo, selo de reconhecimento de que Deus é o Criador, selo de reconhecimento de que ele somente é digno de nossa adoração, selo de reconhecimento de que Ele é a única autoridade em nossa vida.

Diz acertadamente uma Escritora cristã sobre a importância do sábado no desfecho do conflito entre o bem e o mal:

“O Sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem”. (Ellen G. White, “O Grande Conflito”, p. 605).

Esta declaração, de que o povo de Deus dos últimos dias, chamados de todas as igrejas, que irá como sinal de obediência guardar o sábado é confirmadíssima pela Bíblia:

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12 RA)”

Os “santos” são os que ‘guardam os mandamentos de Deus’ (e o sábado está incluído) e a fé em Jesus. Não basta dizer que tem a fé e não obedecer. “A fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Não que as obras salvem; as obras são apenas uma ‘conseqüência’ de nosso relacionamento com Cristo e uma demonstração do ‘tipo de fé’ que temos. A obediência é uma demonstração de fé verdadeira no sacrifício de Jesus.


A quem iremos servir? A quem iremos obedecer? Que possam ser nossas as palavras do apóstolo Pedro e dos demais apóstolos:

“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. (Atos 5:29 RA).

Nossa maior motivação em guardar o sábado deve ser o amor ao Senhor Jesus. Diz Ele:

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15 RA).

Esse amor é desenvolvido pela comunhão com Ele.





Conclusão:

Por estas e outras razões, nós Adventistas do 7º Dia guardamos o sábado. É um memorial eterno do Criador e Redentor. Nos últimos dias Deus está nos chamando para que o honremos em adoração e o dia que Ele escolheu para que guardássemos é o sábado, assim como Jesus, os primitivos cristãos, virgem Maria e os apóstolos o fizeram.

O sábado é o selo de Deus que deve estar em nossa mente. Para que este selo esteja em nós, temos de guardar o sábado. O repouso no 7o Dia será o ponto que irá distinguir entre os que servem a Deus dos que não o servem.

Sendo assim, podemos concluir que todos nós devemos guardar o sábado, pois todos nós devemos obedecer a Deus, todos devem lembrar Deus como nosso Criador e também receber o ‘selo de Deus’, como o diz o livro do Apocalipse.

Estamos orando a Deus para que este selo esteja em sua mente.

Deus lhe abençoe,




Leandro Soares de Quadros

Category: